top of page

Casa Ativa te ensina: Como fazer pipoca

  • Foto do escritor: Casa Ativa
    Casa Ativa
  • 13 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 21 de mar.


Para garantir uma noite de gala no sofá de casa, reunimos três receitas diferentes para você inovar nas noites de filme. E, de bônus, quatro dicas fundamentais para a pipoca perfeita, sem o estresse de panela queimada nem de milhos que não estouram.



Receitas de pipoca


Kettle corn

Serve duas pessoas

Dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 15 minutos


Pouco conhecida no Brasil, a kettle corn é uma pipoca feita com açúcar e sal, que traz um sabor doce suave e equilibrado com uma pitada de sal para finalizar.


Ingredientes

  • 1 ½ colher de sopa de óleo

  • ¼ de xícara de milho para pipoca

  • 1 e ½ colher (sopa) de açúcar

  • sal a gosto


Modo de preparo

Na pipoqueira, esquente o óleo e o açúcar e coloque o milho de pipoca, misturando bem para cobrir todos os grãos. Mexa sem parar até que o intervalo entre um estouro e outro seja maior do que dois segundos. Desligue o fogo e transfira a pipoca para um recipiente. Acrescente uma pitada generosa de sal e deixe esfriar.



Pipoca indiana

Serve quatro pessoas

Dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 15 minutos


Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de milho para pipoca

  • ½ colher (sopa) de óleo

  • 1 colher (sopa) de manteiga

  • 1 colher (chá) de curry

  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino

  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Na pipoqueira, esquente o óleo e coloque o milho de pipoca. Misture, tampe e leve ao fogo médio para estourar. Gire a manivela para que os grãos estourem por igual.

Quando o intervalo entre um estouro e outro for maior do que dois segundos, desligue o fogo e transfira a pipoca para uma vasilha. Derreta a manteiga e junte o curry, o sal e a pimenta, misturando bem. Depois é só regar a manteiga temperada sobre a pipoca estourada. Para um toque extra, adicione queijo parmesão ralado!



Pipoca com leite Ninho

Serve dez pessoas

Dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 15 minutos

Essa é tipicamente brasileira: uma pipoca docinha com o ingrediente da moda.


Ingredientes

  • 1 xícara de milho de pipoca

  • ½ xícara de óleo

  • 1 xícara de água

  • 1 xícara de açúcar

  • 1 xícara de leite Ninho em pó



Modo de preparo

Coloque o óleo, a água, o açúcar e o milho de pipoca na pipoqueira. Mexa em fogo médio até começar a estourar a pipoca. Diminua o fogo, e vá mexendo até que o intervalo entre um estouro e outro seja maior do que dois segundos. A pipoca vai ficar caramelizada e grudadinha. Depois, é só colocar o leite ninho na vasilha da pipoca e misturar ainda quente.



Afinal, como funciona a pipoca?

O milho que usamos para fazer pipoca tem menos água do que o tradicional, e uma camada externa bastante resistente. Quando ele é aquecido no óleo, essa pouca água vira vapor e expande o milho; em contato com o ar, o amido desse grão se transforma na pipoca. É por essa mesma razão que alguns milhos não chegam a estourar – eles podem ter algum dano na camada externa e acabam queimando em vez de estourar.


Quatro dicas para a pipoca perfeita

Muita hidratação

Deixe o milho de molho por cerca de dez minutos: como explicamos acima, a água é parte fundamental do processo de estouro da pipoca. Hidratando os grãos, você garante que todos (ou quase!) estourem.


Três grãos

Coloque o óleo ou azeite na pipoqueira e distribua três grãos de milho no fundo. Quando o último deles estourar, tire a pipoqueira do fogo, coloque o restante do milho de forma uniforme no fundo da pipoqueira e siga fazendo sua pipoca normalmente. Esse processo deixa a panela quente o suficiente para estourar todos os grãos por igual.


Sem superpopulação

Como visto na dica anterior, é essencial que os grãos de milho sejam aquecidos por igual. Para isso, não os sobreponha: faça apenas uma camada de grãos no fundo da panela. Se preferir fazer mais pipoca, é só cozinhar uma segunda leva!


Prefira a pipoqueira

Você já viu que a pipoca tem toda uma ciência. Por isso, nada mais justo do que usar a panela mais adequada para prepará-la. Nessa hora não recomendamos o uso de panela com fundo grosso, pois ela demora mais tempo para aquecer, o que pode ocasionar de estourar os grãos de forma desigual. As pipoqueiras Tramontina têm a espessura e a profundidade ideal.

Seu revestimento em Starflon Max é antiaderente, fácil de limpar e não prejudica a saúde.

Pronto para curtir o melhor do cinema com a melhor pipoca da sua vida?



Para conferir nossas variedades de produtos, clique em cima das palavras destacadas no texto ou acesse : www.casaativa.com 

Kommentare


bottom of page